A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Por que você precisa estar perto do mar? | Noblesse SC

Notícias

Por que você precisa estar perto do mar?

Por que você precisa estar perto do mar?

Existe coisa melhor do que um banho de mar? Melhor ainda é saber que a água do mar traz inúmeros benefícios para a saúde e para o corpo humano.

Os médicos do século XVIII costumavam prescrever viagens para o oceano para visitar “hospitais de banho”. Hospitais de banho eram clínicas especialmente projetadas que ofereciam tratamentos banho de água salgada.  

Seja na respiração, pele ou até na prevenção de doenças, o mar é um ótimo aliado para manter uma vida saudável.

Um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os sons do mar melhoram nossos sentimentos de bem-estar porque ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada às emoções e autorreflexões.

Confira alguns dos benefícios de estar pertinho do mar:  


MENOS ESTRESSE E ANSIEDADE
Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, além de ser sempre um passeio muito divertido. O barulho calmante do oceano trabalha para diminuir os níveis de cortisol. Desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre nossa saúde em geral e evitar potenciais problemas de saúde.  

MAIS ENERGIA E FELICIDADE

A sensação de paz que temos na praia pode ser um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. Nossos níveis de serotonina se equilibram perto do mar, graças ao ar oceânico, que contém íons de hidrogênio carregados negativamente, que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Dessa maneira, sentimos mais energia, dormimos melhor e nos sentimos mais felizes. Esta é uma das razões pelas quais estar na praia é associado à energia mental positiva e uma sensação geral de saúde e bem-estar.    

VIVA MAIS TEMPO!
O estudo inglês comprovou que moradores de cidades litorâneas têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo. Além disso, mostrou que as pessoas tendem a se sentirem mais saudáveis quando estão na praia, porque se sentem mais incentivadas a praticar esporte e buscar mais qualidade de vida.  


MAIS SAÚDE
Estando perto do mar, temos mais propensão ao contato com o sol, o que aumenta nossa exposição à vitamina D, que melhora nossa saúde e nos previne de condições como o câncer. Perto do mar, o ar é mais puro, mesmo quando está localizado dentro de uma grande cidade.
O benefício do ar puro para a qualidade de vida é muito claro, não precisa nem de justificação científica. 
Um dia na praia, com direito a banho de mar, além de melhorar a respiração, aliviar a tensão muscular e das articulações, por consequência a água salgada acaba sendo uma poderosa aliada para pessoas que sofrem de insônia. Com o corpo mais relaxado, além do barulho hipnotizante das ondas, o sono tem a tendência de ser mais pesado e revigorante.  

SISTEMA IMUNOLÓGICO MAIS FORTE

Segundo um estudo realizado na Espanha, pela Universidade de Alicante, a água do mar contém cloreto de sódio, bem como outras substâncias que são importantes no desenvolvimento do melhor funcionamento de nossas células, aumentando a imunidade e fortalecendo o corpo contra vírus e bactérias, ajudando, portanto, na prevenção de doenças.  

PELE SAUDÁVEL

Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas as mais sérias como dermatites.
 Minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio, são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele e ajudam a reduzir a perda epidérmica de água. Além disso, a água do mar tem também uma ação desinfetante e antisséptica, sendo por isso muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e do eczema, e na melhoria da acne.  

RESPIRE MELHOR
Como a água do mar é uma água concentrada em minerais que ajudam a hidratar e fluidificar as mucosas, é muito usado para aplicação nasal em situações de alergia, resfriados, gripes ou congestão nasal, por exemplo. Já existem dispositivos em spray que têm água do mar na sua composição, para que a aplicação seja mais fácil e eficaz, que podem ser comprados em farmácias.
 Alguns estudos comprovam que os sintomas de condições como asma e bronquite podem ser reduzidos quando estamos próximos do mar. Somente respirar a brisa do mar já tem seus benefícios comprovados. Um estudo realizado na Austrália revelou que a inalação da brisa alivia a sinusite e tosse por conta da solução de cloreto de sódio presente.  

XÔ DOENÇAS!
A água do mar ajuda a tratar doenças do fígado, como a cirrose, acelerando a regeneração das células que foram danificadas. Também ajuda na eliminação do excesso de água que se acumula no abdômen, devido a doença.
 Outro benefício, é quando as ondas do mar frio tem contato com as pernas, promovendo a vasoconstrição e o aumento da oxigenação de tecidos, o que melhora a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço característico das pernas pesadas.   
O mar também melhora doenças reumáticas devido à composição em minerais como cálcio, magnésio e outros oligoelementos.
   
ENERGIA POSITIVA
Ao mergulhar no mar nos dá a impressão de deixar as energias ruins para trás, nos dando uma nova dose de ânimo. Mas não é somente impressão, o sal é capaz de restaurar nossas energias e neutralizar a carga negativa do nosso corpo, auxiliando também no rejuvenescimento celular e equilíbrio das reações bioquímicas do nosso organismo.  

ACADEMIA A CÉU ABERTO
O contato da pele com a água fria do mar é revigorante, acelera os batimentos cardíacos, desperta o sistema imunológico e reduz a pressão arterial. Os exercícios realizados na água não sobrecarregam os tendões e articulações, sendo excelente para quem está com excesso de peso ou tem condição física limitada. Caminhar na praia pode ser também um ótimo exercício para os membros inferiores, ativando a funcionalidade das veias.

ARTICULAÇÕES EM DIA
Dentre as principais propriedades da água marinha, uma que muito se destaca é o efeito antibiótico que causa no corpo humano, ideal para auxiliar processos de cicatrização de feridas. Só o simples fato de boiar no mar ou nadar entre as ondas serve para relaxar os músculos devido ao iodo, que por sua vez favorece na recuperação de certas lesões.  



Compartilhe