A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Garopaba: Projeto Monitoramento Mirim Costeiro é o melhor da América Latina | Noblesse SC

Notícias

Garopaba: Projeto Monitoramento Mirim Costeiro é o melhor da América Latina

Garopaba: Projeto Monitoramento Mirim Costeiro é o melhor da América Latina

Na noite desta quinta-feira (24/08) a Equipe do Monitoramento Mirim Costeiro recebeu o Prêmio América Latina Verde na categoria Oceanos. O projeto estava classificado entre os três primeiros colocados de um total de 12 inscritos em toda a América Latina nesta categoria. Do Brasil, apenas o projeto Plantando Águas de São Paulo foi finalista na categoria Água, e o MMC de Garopaba na categoria Oceanos. No ranking geral, o MMC se classificou na 79º posição entre os 500 melhores projetos ambientais da América Latina.

Para a Coordenadora do Projeto, a Oceanógrafa Caroline Schio, foi uma honra participar novamente desta importante iniciava em favor do desenvolvimento sustentável. “É uma alegria imensa ter recebido o Prêmio América Latina Verde! A Equipe está radiante porque nos dedicamos com muito amor e profissionalismo para realizar este trabalho. Sabemos que nossos oceanos estão em situação crítica devido ao crescente impacto das atividades humanas que afetam o equilíbrio do ecossistema marinho. Por isso, precisamos agir agora e o trabalho com as crianças nos dá a esperança de começar a reverter este cenário em um futuro próximo. Mas é preciso que cada um comece a fazer a sua parte, pois pequenas ações, porém em grande escala, podem contornar rapidamente estes problemas. Ganhar este Prêmio e ser reconhecido como um dos melhores Projetos da América Latina na área em que atuamos é um orgulho e incentivo enorme para seguir em frente, explica”.

O Prêmio América Latina Verde busca dar visibilidade aos melhores projetos sociais e ambientais da América Latina. O Prêmio existe desde 2013 em Guayaquil, Equador, a partir da Cúpula Internacional do Meio Ambiente. Este reconhecimento possui 10 categorias alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Os temas são: Água; Bosques e Flora; Biodiversidade e Fauna; Inclusão Social e Redução da Desigualdade; Energia; Finanças Sustentáveis; Gestão Urbana; Manejo de Resíduos Sólidos; Oceanos; Produção e Consumo Responsável.

O MONITORAMENTO MIRIM COSTEIRO 

O Monitoramento Mirim Costeiro (MMC) é um projeto pioneiro no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC). Fomenta a aprendizagem participativa através da pesquisa, do aprender-fazendo dentro do contexto sociocultural. Por meio de atividades lúdicas, saídas a campo, palestras e pesquisas é direcionado a alunos do 4º e 5º ano das Escolas Municipais de Garopaba (SC). A metodologia trabalha aspectos ambientais e socioculturais da zona costeira da região. Após os encontros, que se dividem em momentos de teoria e de prática, uma visita ao Museu de Arqueologia da Unisul e o avistamento de baleias em seu berçário na Praia da Gamboa, os educandos recebem um Certificado de Monitor Mirim. 

Desde 2012 foram beneficiados 1.500 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba, além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino. Foram 114 saídas a campo, 197 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas nas principais vias de acesso das praias monitoradas. A maior motivação do MMC é proporcionar às crianças uma oportunidade de aprendizagem prática in loco, que as conecte e aproxime do ambiente onde vivem, despertando o sentimento de pertencimento e apropriação com o seu território. 

O MMC já virou referência na área de educação ambiental local, mas também recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. É hoje um dos 16 projetos escolhidos na categoria Young Projects Award, no Prêmio Lush Spring Prize 2017, recebeu recentemente o Prêmio IGK - A grande jogada social, do Instituto Guga Kuerten na categoria Ação Educativa Ambiental e acaba de ser reconhecido como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Foi condecorado também com importantes premiações: é um dos 16 projetos escolhidos na categoria Young Projects Award, no Prêmio Lush Spring Prize 2017, é Mérito Educacional (MEC) 2016 - reconhecimento como instituição de referência para a inovação e a criatividade na educação básica do Brasil; está entre os 500 melhores projetos socioambientais da América Latina, ficando no 8º lugar - categoria ‘Oceanos’ no Prêmio América Latina Verde 2016, e recebeu ainda o Prêmio Mérito Educacional, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Educação de Garopaba, em 2014. É ainda um Comitê Voluntário instituído na Conferência dos Oceanos 2017, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um exemplo de solução para a educação de crianças para resolução da problemática de poluição dos oceanos.

Conheça mais detalhes do Monitoramento Mirim Costeiro no site: www.monitoramentomirimcosteiro.com.br,

Facebook: MonitoramentoMirimCosteiroMMC,
Instagram: @monitoramento_mirim_costeiro e
Twitter: @mmirimcosteiro 

Fonte: www.garopabamidia.com.br 

Compartilhe