A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Turismo de Observação: Baleias dão show no Rosa em roteiro da TobTerra | Noblesse SC

Notícias

Turismo de Observação: Baleias dão show no Rosa em roteiro da TobTerra

Turismo de Observação: Baleias dão show no Rosa em roteiro da TobTerra

Quem vivenciou o Roteiro da RedeTOBTerra (Turismo de Observação de Baleias por Terra) neste domingo, da praia do Rosa até a praia da Luz,teve uma experiência inesquecível. Visita a ranchos de pesca, oficinas líticas, trilha ecológica com condutores locais que conhecem bem a região, contato com o artesanato típico e com lideranças comunitárias, almoço em restaurante tradicional e show de Baleias nos costões do Rosa e da luz. Não poderia ter sido melhor.

O dia estava lindo e o passeio iniciou com uma caminhada do centrinho do Rosa até o canto sul da praia (também denominado Porto Novo), no Rancho do Seu Anastácio, um dos maiores Mestres da Pesca Artesanal no território. Lá os pescadores contaram detalhes sobre a tradição da pesca, agricultura e a história do lugar, e os visitantes testemunharam a preocupação com a preservação ambiental e conhecimento deles sobre o eco-sistema local. Seu Anastácio relatou que dois dias antes nasceram duas Baleias bem em frente ao rancho, mas que os fogos de uma festa e os ruídos dos motores dos carros na beira da praia assustaram os animais. Ele diz que as Baleias são muito sensíveis ao barulho, sobretudo quando tem suas crias, e por isso fugiram em direção as praias da Luz e da Ribanceira, mais protegidas destes distúrbios.

Do Rancho o grupo fez a trilha que vai da praia do Rosa a praia da Luz, guiados por condutores locais especializados que facilitam os visitantes admirarem a paisagem e aprenderem sobre a vegetação de restinga em meio as paisagens de dunas, ilhas, lagoas, costões e praias paradisíacas. Do alto do costão que segue em direção a praia da Luz, os visitantes tiveram o prazer de observar um grupo de baleias que deram um show de saltos, rabadas e outras manobras. Um espetáculo a parte, que no nosso berçário temos o privilégio de apreciar tão perto da costa.

No final da trilha, mais uma experiência única. Seu Pedro, dono do restauranteTartaruga, um dos mais tradicionais da barra de Ibiraquera, ajudou os visitantes a atravessarem o canal com sua canoa. Do outro lado do rio, no restaurante, um almoço maravilhoso a base de frutos do mar pescados pela família foi preparado com todo carinho por sua esposa Dona Tomazia, ele e o filho Cléber. Após o delicioso almoço, o grupo ainda teve a oportunidade de conhecer e adquirir peças típicas do artesanato local produzidas pela Vó Ceni e sua irmã Carmen, do departamento de cultura de base açoriana.Produtos únicos encontrados apenas nesta região.

A Rede TOBTerra é uma organização informal sem fins lucrativos que promove o turismo de base cultural e comunitário no território. Fazem parte da rede várias entidades e atores, incluindo a Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), condutores ambientais autônomos e associados do Coletivo Taiá Terra, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), entre outras instituições. Os roteirosintegram 3 atrativos:(a) receptivos culturaisdas comunidades deartesãos, da pesca artesanal e da agricultura familiar (maioria associados da ADTC); (b) trilhas ecológicas acompanhadas por condutores ambientais locais;e (c) observação terrestre de Baleias Francas.

A programação detalhada, inscrições e informacões para os próximos roteiros e demais atrividades da Rede TOBTerra temporada 2017podem ser conferidas na página do TOBTerra no facebook, pelo emailredetobterra@gmail.com ou pelo cel/zap (48) 991339857.

Texto: Sergio Pinheiro 
Imagens: Rodrigo Litman
Fonte: Garopaba Mídia


Compartilhe