A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Prefeitura de Imbituba estuda cobrar Taxa de Proteção Ambienta (TPA) de turistas na Praia do Rosa | Noblesse SC

Notícias

Prefeitura de Imbituba estuda cobrar Taxa de Proteção Ambienta (TPA) de turistas na Praia do Rosa

Prefeitura de Imbituba estuda cobrar Taxa de Proteção Ambienta (TPA) de turistas na Praia do Rosa

A Secretaria de Meio ambiente da Prefeitura de Imbituba realizou um evento começo de maio, na pousada Village da Praia do Rosa, onde apresentou para empresários da comunidade da Praia do Rosa, no Bairro Ibiraquera, o projeto para a implantação da cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA) para a entrada de visitantes naquela localidade turística.
   
O ponto alto da reunião foi a palestra da ex-prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, que apresentou o caso bem sucedido da cobrança iniciada durante sua gestão, em 2014, testemunho que reforçou os estudos para implantação da taxa na região de Ibiraquera e Praia do Rosa, cujas tratativas vêm sendo trabalhadas pela Prefeitura há pelo menos 1 ano e 4 meses.

Empresários da Associação Empresarial de Imbituba (Acim) – Núcleo Praia do Rosa, o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza, e outras lideranças ouviram a ex-gestora expor os graves problemas ambientais existentes em sua cidade antes da taxa, bem como a situação atual e as ações oriundas dos recursos da cobrança, que serão investidas exclusivamente em ações para o meio ambiente da região protegida pelo pedágio.

"A reunião foi bastante produtiva, no sentido de se discutir soluções que possam desenvolver o turismo sustentável na região do Rosa, Ibiraquera, que é uma região de beleza ímpar, mas por outro lado tem um fragilidade ambiental preocupante. A TPA pode ajudar a desenvolver ações que nos ajudem na preservação e na sustentabilidade", afirmou o prefeito Rosenvaldo Júnior.

“A condição geográfica da região de Ibiraquera e Rosa é especial demais, e se não tiver uma intervenção efetiva continuará sujeita aos riscos que já está exposta. Em nossa visão, a região tem condições ambientais muito similares com Bombinhas, cabendo claramente a implementação de um projeto como desenhamos aqui”, afirma a palestrante.  O secretário Paulo Márcio também defendeu a aplicação da TPA naquela região lembrando das dificuldades que sua pasta tem de fiscalizar todo o município com poucos fiscais e engenheiros.

“O projeto vem sendo tratado com muito zelo pelo nosso governo. Estamos falando de uma das regiões mais frágeis de um município que possui 30 bairros, mas que 37% das infrações ambientais são cometidas naquela região. Tenho certeza caso a população entenda que a TPA deve ser implantada, essa região entrará em um novo patamar de preservação. Infelizmente, temos nos esforçado para atender todas as demandas, mas temos uma estrutura muito reduzida”, lamenta o gestor do Meio Ambiente de Imbituba.

Segundo Paulo Márcio, agora a prefeitura irá promover reuniões com diversos setores da comunidade, para depois realizar uma grande audiência pública para ouvir a população de forma ainda mais ampla. “Já temos os estudos ambientais inclusive com a capacidade de carga, onde existe a indicação que esse sistema cabe tranquilamente na região. Vale lembrar que, se for aprovado, todo recurso captado com a taxa só poderá ser aplicado no segmento meio ambiente e somente naquela localidade”, frisa Souza. 

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Imbituba

Compartilhe