Notícias

Garopaba participa do Lançamento do projeto de Desenvolvimento Territorial da Baleia Franca 2018

Garopaba participa do Lançamento do projeto de Desenvolvimento Territorial da Baleia Franca 2018

Foi firmado , na câmara de vereadores da cidade de Imbituba,  o convênio entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) para o projeto Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia Franca 2018. O vice-prefeito Nilton Raupp esteve presente no evento que contou com a presença do Vice Governador, Eduardo Pinho Moreira, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodine, Dep. Manoel Mota, Secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Vampiro e diversas autoridades da região.A verba destinada para o projeto foi de R$ 300 mil reais do Governo do Estado, com contrapartida de R$ 310 mil do Sebrae/SC.

Segundo o governo do estado a estratégia consiste em ampliar o mercado econômico, elevando a qualidade dos serviços e produtos, além do desenvolvimento e diagnóstico empresarial e do desenvolvimento territorial dos municípios. “Esse evento veio para oficializar a Rota da Baleia Franca, um belíssimo trabalho efetuado por técnicos da região pela excelente equipe do Sebrae, pelo governo do Estado, tornando um projeto estrela da Santur, e o mais importante é a parceria com a iniciativa privada, onde os empresários se engajaram e fizeram esse projeto torna-se realidade, temos varios cases de sucesso dos projetos de Rota, e temos certeza do sucesso da Rota da Baleia Franca, uma integração de nossa cidade com a cidade de Imbituba e Laguna”, comentou o vice-prefeito Nilton Raupp. 

“A Rota da Baleia Franca compreende as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Esta ação beneficia toda a cadeia produtiva da região, estimulando o setor de comércio e serviços, respeitando a vocação regional voltada ao turismo”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.“Esta ação para fortalecimento do turismo agora conta com apoio do Governo do Estado e o objetivo é aumentar a atividade econômica, sobretudo dos pequenos negócios, no litoral sul catarinense”, disse o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. 

A Rota da Baleia Franca é um destino de Ecoturismo calcado na sustentabilidade e na responsabilidade socioambiental. Composta por uma diversidade de produtos, serviços e atrativos integrados, a Rota tem como diferencial a observação do espetáculo das baleias Franca – organizada pelas operadoras locais e conduzida por guias especializados. Garopaba, Imbituba e Laguna são os três municípios que formam o roteiro e possuem uma excelente infraestrutura turística, com inúmeras opções de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Já a gastronomia é um atrativo especial na região, baseada em frutos do mar e na agroecologia, com uma grande variedade de restaurantes típicos. Por fim, a cultura local também se destaca pelas inúmeras festividades e eventos, sem falar no grande conjunto de lojas e centros de compras a disposição dos visitantes.Mais informações sobre o projeto no portal: www.rotadabaleiafranca.com.br 

Foto: Evandro dos Santos 

Compartilhe