Notícias

Mapa Digital Apresenta Categorização dos Municípios Turísticos de SC

Mapa Digital Apresenta Categorização dos Municípios Turísticos de SC

O Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) disponibilizou nesta segunda-feira, 25, um mapa digital com a categorização dos 251 municípios catarinenses que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, recentemente atualizado.  

A ferramenta, que faz parte da política de dados abertos da SOL para incentivar o desenvolvimento do turismo, está disponível para consulta no site da secretaria.
A categorização foi elaborada pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa. Para definir as cinco categorias, levou-se em consideração o número de ocupações e de estabelecimentos formais de hospedagem e a estimativa do fluxo turístico doméstico e internacional.

Em Santa Catarina, nas categorias A, B e C, estão 46 municípios que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais, como Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que figuram na lista dos 10 mais visitados por estrangeiros a lazer no país, além de Blumenau, Joinville, Itajaí, e as serranas Uribici e São Joaquim.Os demais 205 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas têm papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

De acordo com o MTur, além de ser uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo, a categorização serve, entre outras coisas, para otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria e aperfeiçoar a gestão pública voltada aos segmentos turísticos. 

Fonte Ascom/SOL

Compartilhe