A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Primeiro monitoramento aéreo do ano registra 30 baleias em SC | Noblesse SC

Notícias

Primeiro monitoramento aéreo do ano registra 30 baleias em SC

Primeiro monitoramento aéreo do ano registra 30 baleias em SC

O primeiro sobrevoo de monitoramento da temporada de Baleias Francas registrou 29 indivíduos da espécie, além de uma baleia Jubarte, pouco comum na região. Foram 13 pares de mães com os filhotes e três adultas sozinhas, que podem ser fêmeas grávidas ou machos em busca do acasalamento. O número é menor do que o registrado no primeiro voo do ano passado, quando 36 animais foram identificados, mas a oscilação é normal, segundo os pesquisadores. O sobrevoou aconteceu no dia 31 de julho.

A diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), a bióloga Karina Groch, diz que o número está abaixo da média de vários anos, mas que a flutuação é natural. Em alguns anos, foi possível identificar até 200 animais, e em outros, o número não passou de 40. O pico da reprodução é setembro, quando mais animais chegam à costa catarinense. "A última estimativa é de uma taxa de crescimento de 12% ao ano. Tem uma tendência positiva de crescimento da população de baleias que vem para o Sul do Brasil, taxa importante de crescimento de filhotes e mortalidade muito baixa. No ano passado, não tivemos nenhum encalhe de filhote na APA da baleia-franca. Olhando esses dados, a gente está dentro de um número um pouco mais baixo esse ano, mas não é preocupante", tranquiliza. 

Monitoramento
O monitoramento aéreo foi realizado desde a praia do Moçambique, em Florianópolis, até o município gaúcho de Torres. O sobrevoo faz parte do Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências. Este é o quinto ano que a SCPar realiza o monitoramento, e algumas baleias avistadas em outras temporadas foram novamente identificadas.

Segundo dados do Porto, a maior concentração de baleias estava entre as praias de Itapirubá, em Imbituba, e Mar Grosso, em Laguna, com 17 registros. Uma baleia jubarte também foi avistada na praia de Itapirubá Sul, junto a uma baleia-franca. A aparição da jubarte em Santa Catarina é rara, pois a espécie se reproduz na Bahia e faz a migração mais afastada da costa.

Ainda estão previstos mais dois voos de monitoramento até o final de temporada. Um em setembro e o outro no final de outubro, segundo Karina. A estimativa dos pesquisadores é que pelo menos 200 fêmeas procurem a região regularmente, o que sugere que aqui elas encontram um local seguro para reproduzir, ganhar e amamentar os filhotes. "O monitoramento é importante para avaliar a dinâmica populacional da espécie, taxa de crescimento populacional, taxa de retorno. Quem volta está encontrando um local adequado para reprodução. É importante acompanhar essa história de vida das baleias para propor medidas de gestão, se necessário. O objetivo é fazer o melhor ordenamento possível das atividades humanas que possam impactar a espécie, e minimizar esse impacto", explica.

Fonte: Diário Catarinense

Foto: Porto de Imbituba / Divulgação DC

Compartilhe