A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined variable: noticia

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Trying to get property of non-object

Filename: controllers/Home.php

Line Number: 282

Backtrace:

File: /home/diegoimo/public_html/application/controllers/Home.php
Line: 282
Function: _error_handler

File: /home/diegoimo/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Proposta para Saneamento de Garopaba elaborada pela comunidade será entregue a CASAN | Noblesse SC

Notícias

Proposta para Saneamento de Garopaba elaborada pela comunidade será entregue a CASAN

Proposta para Saneamento de Garopaba elaborada pela comunidade será entregue a CASAN

Você acompanhou a grande mobilização de entidades representativas, associações e instituições de Garopaba a respeito do projeto e do processo de licenciamento socioambiental do sistema de tratamento de esgotos proposto pela Companhia Catarinense de Água e Sanemento (CASAN). São muitas vozes gritando “Esgoto na Lagoa, não!” desde o início do ano, para que os efluentes tratados no processo não fossem parar na Lagoa da Encantada, uma das principais fontes de pesca artesanal e profissional dos habitantes da região.

A rede de ativismo Minha Garopaba começou a ajudar na articulação dos grupos, para que o recado fosse ouvido, e desde então, diversos debates e ações foram realizados. No dia 3 de junho, uma Oficina Criativa com técnicos de diferentes áreas de conhecimento aconteceu. Juntos, eles debateram uma solução economicamente viável e ambientalmente sustentável para o projeto. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (18) na página da iniciativa: o Sistema de Tratamento Sustentável de Efluentes das Microbacias da Praia do Centro de Garopaba, que pode ser estendido a toda a cidade. “A solução vai além das questões técnicas e propõe também medidas que podem tornar Garopaba uma referência em saneamento sustentável.” A mensagem foi publicada no Facebook do Minha Garopaba, juntamente com a proposta completa, que pode ser lida aqui.

Saneamento Sustentável

O sistema de microbacias proposto sugere o uso da rede coletora e estações elevatórias já instaladas, para evitar desperdício dos recursos públicos. Com relação a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), prevista pela CASAN no bairro Ambrósio, a ideia é que seja instalada em outro local, atendendo às necessidades da nova proposta.

O direcionamento dos efluentes tratados na ETE será feito em “wetlands” ou “zonas de raízes”, que são sistemas impermeabilizados de filtros associados a plantas que fazem um tratamento terciário do esgoto, retirando boa parte de nitrogênio e fósforo e adicionando oxigênio. Depois disso, os efluentes passam para as áreas de infiltração (percolação) no solo – valas preenchidas com pedras em terrenos com maior permeabilidade ou poços para a injeção do efluente tratado nos locais mais propícios.

Proposta Saneamento Sustentável Segundo documento, este sistema já é comprovadamente utilizado há 30 anos, e se adequadamente projetado, não causa problemas de mosquitos ou odores além do que é natural em um banhado. O resíduo (efluente tratado) se torna um insumo (adubo) para plantas utilitárias nas wetlands. O tamanho e o modelo das wetlands é projetado de acordo com o tipo de efluente que receberá e com a qualidade de tratamento que se pretende. Foram apresentados também todas as informações técnicas necessárias para a construção da ETE e, inclusive algumas sugestões de localização em Garopaba.

“É viável economicamente e pode tornar-se exemplo para as próximas etapas do saneamento em Garopaba, reduzindo significativamente os investimentos em ETES convencionais”, consta no texto da proposta.   Responsáveis pela mudança O documento divulgado está sendo assinada por 22 instituições representativas para ser entregue à CASAN. Estes são alguns dos responsáveis pela mudança:  

Associação de Ambulantes da Ferrugem (AAF), Associação Amigos da Praia da Barra e Ferrugem (AAPBF), Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente de Garopaba (AMA), Associação Comunitário do Capão (ASCOCA), Associação do Surf da Ferrugem (ASF), Associação do Surf de Garopaba (ASG), Associação Barra Limpa Associação Comunitária dos Moradores da Praia da Silveira,  Associação dos Amigos, Moradores e Proprietários do Desmembramento Silveira Canto Norte,  Associação dos Moradores do Campo Duna Associação dos Pescadores e Tarrafeiros da Barra, Ferrugem, Palhocinha e Encantada,  Associação Ferrugem Viva - Centro de Orientação Ambiental da Praia da Ferrugem, Associação Guarapuvu (Macacú),  Associação Moradores da Limpa Associação Moradores Grama,  ECOGAROPABA, GT Sustentabilidade do GT Rota da Baleia Franca/Sebrae,  Minha Garopaba Monitoramento Costeiro Mirim – Projeto de Educação Ambiental Movimento NIAS,  Rede Tobterra,  Movimento Ferrugem Linda e Limpa, SOS Lagoa & Praia Ferrugem MilGrau, Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente (AMA).

Fotos e Fonte: Divulgação Minha Garopaba/Everton David/GMídia

Compartilhe